25/04/2013

De virada, Keima vence o Guarapuava e sobe para o 4º lugar



Apesar do elenco reduzido por parte da equipe visitante, partida foi muito disputada e decidida nos detalhes. Expulsões também marcaram a partida.
Na noite desta quarta feira, Keima Futsal e Guarapuava entraram em quadra em jogo válido pela décima rodada do Campeonato Paranaense de Futsal. Por compromissos da equipe adversária na Liga Futsal, a partida antecipada para a noite de ontem foi repleta de lances polêmicos, expulsões, uma intensa disputa e no final a virada da equipe da casa, que com muita luta conseguiu manter o 100% de aproveitamento jogando no Oscar Pereira.

O Jogo

Com número reduzido de atletas devido a suspensões e inúmeras lesões, o Guarapuava iniciou a partida marcando em sua quadra de defesa. O Keima Futsal, jogando em casa, tomou a iniciativa do confronto, procurando furar o bloqueio armado pelo técnico Baiano. Apesar de tomar a iniciativa, nos primeiros minutos o Keima pouco levou perigo ao gol defendido pelo goleiro Dudu. Nas chances que teve para marcar, o ex atleta do Guarapuava, Édson, finalizou para fora em duas oportunidades, desperdiçando boa chance de abrir o placar. Já o Guarapuava, aproveitando-se dos contra-ataques proporcionados pelo Keima Futsal, teve duas excelentes chances para marcar. Na primeira, Leanderson saiu cara a cara com Donny, que fez ótima defesa. Na segunda, o próprio Leanderson finalizou para outra excelente defesa do goleiro do Ponta Grossa.
Não satisfeito com o início de jogo de sua equipe, o técnico Luciano Bonfim promoveu mudanças em quadra. Trocando um time inteiro, e pedindo maior velocidade nos passes e movimentação, o Keima passou a jogar melhor, e consequentemente passou a criar várias chances de gol. Émerson por duas vezes, Dilvo e Tininho levaram perigo ao gol do Guarapuava.
O adversário seguia postado em sua defesa e buscando os contra ataques para chegar ao gol. Em novo espaço deixado pelo Keima, o fixo Fábio saiu livre para marcar, mas foi parado com falta por Magrão, que recebeu cartão amarelo no lance. Na cobrança da falta, Pábrio bateu forte e Marlon, de carrinho, cortou a trajetória da bola, desviando-a para escanteio. O Keima voltou a levar perigo nas boas finalizações de Ricardinho e Gleyson, mas Dudu, atento, segurou o ataque da equipe da casa. Nos segundos finais, o Keima quase marcou com Gleyson, que bateu forte, no cantinho, mas o goleiro adversário, no reflexo, tirou a bola com o pé esquerdo, segurando o 0 a 0 no placar.

Segundo tempo movimentado

A partida teve seu reinício no segundo tempo com as duas equipes jogando da mesma forma que terminaram a primeira etapa. Porém, logo a 03'24''de jogo, o Guarapuava aproveitou-se do vacilo na marcação da equipe da casa e marcou. Waltinho tirou com categoria de Donny, e tocou para o gol vazio, fazendo 1 a 0 para os visitantes.
Atrás no placar, o Keima foi em busca do empate, aumentando a pressão sobre o visitante. Em jogada individual de Carrapicho, Dilvo recebeu do ala pontagrossense, mas a finalização saiu por cima, perdendo boa chance de empatar o jogo. Mas aos 06'118'', o empate veio com Magrão, novamente na boa jogada de Carrapicho, que passou por seu marcador e bateu cruzado para Magrão, de cabeça, empurrar para as redes, empatando a partida em 1 a 1, para grande comemoração do torcedor presente ao Ginásio Oscar Pereira em Ponta Grossa.
Buscando a vitória jogando em casa, o Keima Futsal cometeu algumas faltas na tentativa de desarmar o adversário. Numa delas, Magrão acabou fazendo falta e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso da partida. Com um a mais em quadra, o Guarapuava subiu para o ataque, mas pouco conseguiu, pois 13 segundos após a expulsão do jogador do Keima, foi a vez de Waltinho, do Guarapuava, receber o segundo amarelo e deixar o jogo.
Com o número de atletas novamente igual em quadra, o Keima voltou a pressionar em busca do gol da virada. Marlon e Tininho levaram perigo nas finalizações, mas Dudu, bem colocado, impediu o segundo gol da equipe da casa.  Porém, restando 09'50'' para o fim da partida, Donny subiu ao ataque e após a troca de passes o goleiro bateu forte, Dudu ainda tocou na bola, mas não evitou o gol da virada da equipe da casa. 2 a 1 no placar,  e intensa comemoração dos atletas e torcedores.

Confusão

Tendo sofrido o segundo gol, o Guarapuava retornou o quinto jogador em quadra. Ocorre que devido às expulsões dos atletas Magrão e Waltinho, mesmo tendo acontecidas em tempos diferentes do jogo, o Guarapuava não poderia ter colocado o atleta em quadra, conforme diz a regra. Por 30 segundos, o jogo seguiu com o Keima com um a menos em quadra. Notado o erro, comissão técnica e atletas do Keima Futsal pressionaram a arbitragem, que parou a partida.  Após muita reclamação por parte das duas equipes e uma paralização de quase cinco minutos, onde ocorreu a consulta por parte dos árbitros no livro de regras, o atleta do Guarapuava, Gabriel Gaúcho, foi punido com cartão vermelho por ter entrado em quadra quando não devia.
Reiniciada a partida, o Keima tocava a bola em sua quadra. O Guarapuava, mesmo atrás no placar, não subiu a marcação, e o jogo teve um certo monotonismo durante cerca de um minuto, com o Keima tocando a bola, esperando a subida da marcação da equipe adversária, que não ocorria.
Jogando em casa, o Keima Futsal voltou a pressionar o Guarapuava, e criou três boas chances com Carrapicho, Marlon e Gleyson, mas o goleiro do Guarapuava impediu que o placar fosse aumentado a favor  da equipe da casa.
Nos dois últimos minutos de jogo, o Guarapuava veio com goleiro linha, e pressionou em busca do empate. Em duas oportunidades, o goleiro Donny salvou a equipe de sofrer o segundo gol. Donny ainda teve chance de marcar mais um gol, ao interceptar passe dentro da área. O goleiro do Ponta Grossa bateu por cobertura, aproveitando-se que o adversário jogava com goleiro linha, mas a bola passou rente a trave e foi para fora.
Restando 37 segundos, o Guarapuava perdeu uma chance incrível de empatar o jogo. Pábrio bateu cruzado, Harry em baixo do gol tocou na bola, mas para sorte da equipe da casa, a bola pegou direção contrária, atravessando novamente toda a extensão da área, parando nas mãos do goleiro Donny. No último lance da partida, Tininho chutou cruzado, e foi a vez de Édson perdeu um gol incrível, desviando de cabeça. Assim como no lance anterior, a bola pegou a direção contrária e foi para fora. Em seguida, a arbitragem apitou o fim do jogo, para muita comemoração no Ginásio Oscar Pereira.
Com a vitória, o Keima manteve o 100% de aproveitamento jogando em casa. De quebra, chegou aos 13 pontos conquistados, subindo para a quarta colocação na tabela, com apenas 6 partidas disputadas. Já o Guarapuava, segue em décimo na tabela, com sete pontoso ganhos em nove partidas já disputadas.
O Keima Futsal foi a quadra com Donny, Marlon, Ricardinho, Carrapicho e Édson. Entraram Magrão, Dilvo, Tininho, Émerson, Gleyson, Wanderson, Betinho e Edigleuson.

Keima volta a quadra no sábado

Sem muito tempo para comemorar e trabalhar pensando no próximo adversário, o Keima Futsal volta a quadra neste sábado, para enfrentar o Foz Futsal, as 20:30 horas, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçú.
Para esta partida, o técnico Luciano Bonfim perdeu duas importantes peças do elenco. Magrão, expulso, e Marlon, que recebeu o terceiro cartão amarelo, não viajam para Foz, viagem esta marcada para as oito horas da manhã de sexta feira. Além dos dois fixos, Henrique, lesionado, também segue fora e não enfrenta o Foz Futsal. Por outro lado, Luciano poderá contar com Edigleuson, que fez sua estréia frente ao Guarapuava. Apesar de ter sido pouco utilizado na vitória sobre o Guarapuava, o atleta deverá ter em Foz uma maior participação em quadra, devido a suspensão dos fixos Marlon e Magrão.

Próxima partida em casa só daqui a 35 dias

Com uma sequência de três jogos fora de casa a fazer, o Keima Futsal só volta a jogar em casa no dia  30 de maio, quinta feira, para enfrentar o Umuarama Futsal. Antes, a equipe ainda tem compromissos no dia 11 de maio em Francisco Beltrão, contra o Marreco, e no dia 14, em Marechal Cândido Rondon, quando enfrenta a Copagril

Foto: Diego Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário